Para quem acompanha o mundo das corridas como eu, foi com tristeza que li a notícia de que Haile Gebrselassie ia abandonar a competição.
Apelidado de Imperador pelo domínio claro nas pistas e em estrada durante os longos anos de provas, e pelo nome homónimo que partilhava com Haile Selassie (Imperador da Etiópia entre 1930 a 1974), o corredor etíope destacava-se pela sua humildade e sorriso contagiante. Quando o avistei ao longe, antes da meia maratona sportzone no Porto em 2009, vi um homem de pequena estatura, a fazer os seus exercícios de alongamento num clima de descontração, parecendo estar a preparar-se para um pequeno jogging, quando na realidade daí a uma hora já estaria a 21,097 km de distância e com a medalha de vencedor ao peito. Penso que só não se aproximou do recorde mundial da distância nesse dia devido ao forte vento que se fazia sentir na marginal do rio Douro. É ainda hoje o detentor do recorde mundial da Maratona com 2:03:59.
Nota: existe uma biografia em inglês, de Jim Denison: The Greatest: The Haile Gebrselassie Story, neste momento esgotada no site da Amazon inglesa(desconheço se é comercializado em Portugal o original), mas o que gostava mesmo era de ver o livro traduzido para português. Penso que será uma opinião partilhada por milhares de amantes desta modalidade no nosso país. Se fosse um livro de futebol, talvez tivesse mais hipóteses de ser traduzido. Como é de atletismo, temos de esperar (a correr de preferência e não sentados), ler em língua inglesa o original ou traduzi-lo nós próprios.
Sem comentários:
Enviar um comentário