21 de fevereiro de 2011

da dignidade dos professores

"Talvez eles me tenham perseguido por eu nunca me ter portado da forma como se esperava que um professor se portasse. (...) Comecei por ser um rebelde (...) Incendiava-me a preocupação de estabelecer a dignidade da minha profissão. Talvez isso os tivesse enfurecido mais do que outra coisa qualquer. A indignidade que tínhamos de suportar como professores na altura em que comecei a leccionar... não ias acreditar. Sermos tratados como crianças. Aquilo que os superiores diziam era lei. Inquestionável. Tem de estar aqui às tantas horas, assinar o livro de pontos a horas. Vai passar tantas horas na escola. E será requisitado para outras tarefas à tarde e à noite, embora isso não esteja mencionado no contrato. Todo o tipo de abusos e mesquinhices. Uma pessoa sentia-se humilhada." in Casei com um comunista de Philip Roth.

Sem comentários:

Enviar um comentário